Gestão Presbitério

Gestão Presbitério

Gostou? Compartilhe!
Gestão Presbitério
5 (100%) 1 voto

Quando falamos em Gestão Presbitério normalmente pensamos diretamente no pastor, o que não é errado, mas não é apenas ele que faz a administração da igreja, o presbítero necessita do auxílio de outros presbíteros e pastores que fazem parte de seu ministério.

Muitas vezes nos encontramos com diversos presbíteros nas igrejas, mas não sabemos realmente quais são suas funções e no que eles contribuem para o crescimento da igreja, para isso é importante entender um pouco mais sobre Gestão Presbitério.

Primeiramente vamos falar sobre o que é um presbítero e como ele surgiu biblicamente.

Presbítero é o homem que está a disposição de atender as necessidades da igreja nos assuntos relacionados em cuidar dos membros, ensinar-lhes a palavra, orar pelas suas vidas e supervisionar os assuntos da sua congregação.

Acima de todas as suas funções os presbíteros devem sempre zelar pelo seu rebanho, sempre instruindo-os na palavra do Senhor, fortalecendo os que estão fracos, repreendendo os que cometeram algum erro é lidar com os irmãos mais trabalhosos. A missão do presbítero é cuidar dos seus irmãos da mesma maneira que fosse prestar contas para Deus.

Gestão Presbitério – Benefícios

Os pastores, presbíteros e líderes que são nomeados com o auxílio do Espírito Santo, tem o dever de manter sempre a organização da igreja(Gestão Presbitério) em todos os setores, financeiro, pessoal e profissional de seus irmãos. O controle de todas as atividades que envolvem a igreja devem estar em conhecimento do pastor(site para pastor), apenas dessa forma que a organização da igreja irá funcionar. (Veja mais sobre Administração Eclesiástica)

No Novo Testamento Jesus Cristo que é nosso pastor supremo tem como objetivo de cuidar de suas ovelhas através de outros homens, que saibam ensinar sobre a sua palavra, guardam, guiam e protegem suas ovelhas acima de tudo. Isso nos diz que mesmo a igreja estando na liderança do seu pastor, buscar por homens que estão constantemente ensinando a palavra do nosso Senhor e cuidando de outros irmãos deve ser algo comum.

Gestão Presbitério – O tempo

A gestão do tempo é muito importante. Existem 4 pilares da gestão de tempo (veja neste vídeo sogre gestão de tempo).
Outros pontos importantes são:

  • Tire um tempo para se organizar
  • Diminua a quantidade de reuniões
  • Liste toda sua programação
  • Seja compromissado
  • Utilize a tecnologia a seu favor

Dentro da igreja podemos dizer que existem algumas funções em que o presbítero é mais participativo que outros irmãos de sua congregação.

  1. Os presbíteros sempre auxiliam a resolver qualquer tipo de conflito que possa existir na igreja, a própria bíblia nos diz: “Então alguns que tinham descido da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos. Tendo Paulo e Barnabé contenda e não pequena discussão com eles, os irmãos resolveram que Paulo e Barnabé e mais alguns dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, por causa desta questão” (Atos 15:1-2). Essa passagem nos ensina que os presbíteros são responsáveis por tomarem decisões, pois mesmo a questão sendo levantada e muito argumentada, essas pessoas foram aos apóstolos e presbíteros para obterem a resposta de um servo do Senhor Jesus.
  2. Uma das missões que os presbíteros possuem é sempre orar pelos enfermos para que a vontade do Senhor seja feita, como a própria palavra nos ensina: “Está doente algum de vós? Chame os presbíteros da igreja, e estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor” (Tiago 5:14).
  3. Os presbíteros têm o dever de liderar ovelhas é cuidar da obra do senhor sempre com humildade e sem pretensão nenhuma de ganho financeiro, devem servir ao nosso Deus pois possuem o desejo em seus corações de ajudar e pastorear o rebanho. “Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória” (1 Pedro 5:1-4).
  4. O auxílio na vida espiritual de todos os membros da igreja devem ser feitos com amor pelos presbíteros que fazem parte do ministério pois eles também sao responsáveis pela vida espiritual dos irmãos da igreja, seja auxiliando-os pessoalmente ou intercedendo por eles. “Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” (Hebreus 13:17)
  5. A próxima passagem bíblica que iremos ler nos fala sobre os apóstolo, mas também encontramos em 1 Pedro 5:1 que Pedro era tanto apóstolo de Jesus como presbítero. O versículo a seguir também nos mostrará a diferença entre presbítero e diácono, mas iremos focar apenas nos presbíteros neste artigo.”E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra” (Atos 6:2-4).

Veja mais sobre sistema membros web

Essas são apenas algumas atribuições dos presbíteros da igreja(Gestão Presbitério), tendo sempre em mente que sua missão principal é ajudar as ovelhas da igreja sempre direcionando-as na palavra do nosso Senhor Jesus. Em outras palavras de uma forma geral, os presbíteros são os pacificadores de conflitos, responsáveis por orações, por ensinar os membros e tomar decisões que lhe são passadas pelo pastor da igreja.

Todos os irmãos que estão na função de presbítero deve ter em mente que tudo que eles fazem é para agradar a Deus, deve ser algo feito com amor e sem soberba pois a própria bíblia nos adverte caso não seja levado a sério o ministério da igreja: “Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo” (Tiago 3:1).

Hoje em dia os presbíteros também podem auxiliar seus pastores na gestão do site da igreja e das redes sociais, já que são grandes responsáveis em proclamar a palavra de Deus.

Deixo para você alguns vídeos riquíssimos que irão lhe beneficiar grandemente:

 

Gostou? Compartilhe!

One Reply to “Gestão Presbitério”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *